quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Identidade de Monalisa é confirmada por alemães

Pesquisadores da Universidade de Heidelberg (Alemanha) divulgaram hoje uma nota informando a descoberta definitiva da identidade de Monalisa, um dos principais enigmas da pintura renascentista.

A modelo usada pelo pintor Leonardo da Vinci para o quadro La Gioconda (em italiano) está agora esclarecida: trata-se, de fato, da aristocrata florentina Lisa Gherardini, mulher do comerciante de tecidos Francesco del Giocondo.

O diretor da biblioteca universitária de Heidelberg, Veit Probst, anunciou que uma anotação encontrada por Martin Schlechter (ex-diretor do departamento de manuscritos) em um dos primeiros livros estampados com caracteres móveis, escrita em outubro de 1503, confirma de uma vez por todas que Lisa del Giocondo foi realmente a modelo do quadro mais famoso da história da pintura, feito entre 1503 e 1506.

[...]

Até agora, a atribuição da identidade de Monalisa estava baseada em uma afirmação do estudioso e artista Andrea Vasari, feita em 1550, e portanto, quase 50 anos depois da realização do quadro.

Durante certo período, a mulher do misterioso sorriso era também identificada como uma amante desconhecida de Leonardo, como sua mãe ou até mesmo como um auto-retrato do pintor italiano. (ANSA)

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br

Assista ao vídeo - clique aqui

0 comentários: