terça-feira, 15 de abril de 2008

CVM critica divulgação de dados da Petrobras

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) criticou ontem o fato de o diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, ter divulgado que a Petrobras pode ter encontrado um reservatório de petróleo e gás na Bacia de Santos com até 33 bilhões de barris. Com a notícia, as ações da companhia dispararam na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e fecharam o dia em alta - de 7,67% no caso dos papéis ordinários e de 5,62% nos preferenciais.

Em nota, a CVM diz considerar "prejudicial a divulgação de informações sobre companhias abertas por pessoas que não façam parte da sua administração ou que não sejam seus porta-vozes. Especialmente se forem informações com potencial de influenciar os preços das ações negociadas no mercado e a decisão dos investidores de comprar ou vender". A autarquia acrescenta que esse tipo de comunicação de fatos relevantes deve ser feito pela companhia, utilizando os canais oficiais de comunicação com a CVM e com o mercado. E completa: em se tratando de projeções, há a necessidade de atribuir probabilidade aos eventos previstos, com base nos dados disponíveis para permitir a correta formação de preços. Os administradores da companhia terão em mente a oportunidade da divulgação, evitando que ela ocorra durante o pregão, sempre que possível.

"Independentemente de requerer que a Petrobras se manifeste sobre as informações divulgadas , esclarecendo oficialmente o mercado, a CVM vai analisar mais detidamente se haverá outras providências a adotar", informa o comunicado.

Fonte: Jornal DC, 15/04/2004

0 comentários: