Representantes do Banco Mundial (Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento - Bird) estiveram no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no dia 17 de junho, para participar de reunião com a presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim; com o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, Juarez Domingues Carneiro; com o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Martonio Alves Coelho; e com a coordenadora da elaboração das Normas Brasileiras aplicadas ao Setor Público, conselheira Verônica Cunha de Souto Maior.
A reunião teve por objetivo discutir o Projeto de Transferência de Conhecimentos Contábeis entre Países de Língua Portuguesa, desenvolvido pelo CFC em parceria com a Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) de Portugal, e a 3ª Conferência sobre Contabilidade e Responsabilidade para o Crescimento Econômico Regional (CReCER), que será realizada de 23 a 25 de setembro, em São Paulo.
Esse projeto foi apresentado ao Bird no dia 14 de abril, durante reunião realizada em Washington (EUA). Na ocasião, segundo o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, membros daquela instituição internacional manifestaram interesse pelo Projeto, principalmente porque o Banco Mundial pretende investir na regulação da contabilidade de países como Angola e Moçambique.
Na reunião que aconteceu no CFC, os representantes do Bird apresentaram um diagnóstico da área contábil desses países africanos e discutiram a forma como o CFC poderá auxiliar na implementação do trabalho, com base no Projeto de Transferência de Conhecimentos Contábeis entre Países de Língua Portuguesa.
CReCER pretende reunir mil participantes
O evento é promovido pelo Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês). Contando com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) na realização desta terceira edição da conferência, os organizadores esperam reunir cerca de mil participantes.
Principal economia da América Latina, o Brasil tem progredido significativamente nas áreas de Contabilidade e de Auditoria. Segundo as entidades organizadoras do evento, uma das mais notáveis melhorias verificadas no País é a decisão dos principais reguladores do setor financeiro de requererem a utilização das Normas Internacionais de Informação Financeira (IFRS) a partir de 2010. Banco Mundial, BID e Ifac também destacam os avanços ocorridos no setor público, uma vez que o Governo federal anunciou planos para adequar as suas práticas contábeis às Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Público (IPSAS) até 2012. Tanto no Brasil como nos demais países da América Latina, os organizadores do CReCER pretendem estimular a cooperação internacional entre supervisores e reguladores financeiros e aumentar esforços para a adoção de normas internacionais. Ainda, ao fomentar a colaboração entre os formuladores de políticas públicas latino-americanos, as instituições internacionais esperam que o evento possa contribuir para, após a crise financeira iniciada em 2008, restaurar a confiança dos investidores, para a estabilidade financeira e para o crescimento econômico.
Fonte: Site CFC, Comunicação CFC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário