terça-feira, 25 de agosto de 2009

Vantis adia balanço por divergência com auditor

Valor Online
Philip Stafford, Financial Times, de Londres

Vantis, a empresa de consultoria de impostos e contabilidade, foi obrigada a adiar a divulgação de seus resultados anuais por divergências com seu auditor.

Listada no AIM, mercado para pequenas empresas da bolsa londrina, a Vantis informou que a disputa com a Ernst & Young refere-se ao tratamento dado a itens contábeis que não envolvem dinheiro, em especial, à forma como se definem os devedores de longo prazo na contabilidade de anos anteriores. A Ernst & Young não quis comentar a informação.

A Vantis normalmente divulga em julho seu resultado do exercício até 30 de abril e, apesar da disputa, ainda tinha esperanças de anunciar o balanço ontem.

Para evitar perder a listagem no AIM, a empresa tem prazo até o fim de setembro para publicar suas contas auditadas.

O problema não tem relação com a investigação em andamento na Vantis sendo feita pelo departamento britânico responsável pela arrecadação de impostos, o HMRC, sobre esquemas criados para alguns clientes de alta renda por meio de empresas de investimentos nas Ilhas do Canal.

Como parte da investigação, o HMRC fez incursões nas residências de executivos para averiguar se a Vantis estava usando brechas nas regras de benefícios fiscais em casos de doações em ações feitas à instituições beneficentes. Eles negam veementemente qualquer irregularidade.

A Vantis, que atende pequenas e médias empresas, anunciou em janeiro queda no lucro do primeiro semestre fiscal, antes de impostos, de 6 milhões de libras (US$ 10 milhões) para 4,6 milhões de libras, embora a receita tenha aumentado de 46,9 milhões para 48,3 milhões de libras. Os serviços de recuperação de empresas, que consiste em trabalhar para empresas sob administração externa, representaram 25% da receita total, em comparação aos 20% do mesmo período do ano fiscal anterior. As ações da Vantis fecharam em queda ontem.
Via Agência de Notícias do CFC

0 comentários: