terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Programas gratuitos para organizar suas finanças

Entra ano e sai ano, a promessa é a mesma. Equilibrar as contas. Para terminar o ano de 2010 no azul, não adianta fazer simpatias e orações na passagem do ano. É preciso muita disciplina com os gastos e organização no orçamento.

E a tecnologia pode ajudar nessa empreitada. Há programas que facilitam a vida de quem quer sanar dívidas, verificar a movimentação da conta bancária e identificar os gastos que podem ser cortados. E o melhor de tudo: são todos gratuitos.

Confira as cinco opções de aplicativos que selecionamos.





1) FinanceDesktop
Fabricante: MYFRECOMM
http://www.financedesktop.com.br/
Compatibilidade: Windows
Idioma: Português


Este aplicativo importa dados bancários via internet e cria um relatório com toda a movimentação das contas. É possível, inclusive, gráficos para mostrar a relação entre o custo fixo e o salário no mês.


Para o usuário não esquecer nenhuma conta ou compromisso, o FinanceDesktop oferece uma espécie de agenda, na qual podem ser incluídas as datas de pagamento de todas as contas. No dia determinando, o software dispara e-mails com os lembretes para a quitação.

Para usar o programa, é necessário realizar um cadastro simples no site do desenvolvedor, a MyFreeComm. Em seguida, a empresa envia por e-mail a chave de ativação do software. Quando for utilizar o programa, o usuário deve digitar o login e a senha e, depois, a chave de ativação. Todos os dados apresentados são criptografados, garante o fabricante.

O software requer uma conexão de internet ativa, já que vários dados e até notícias são carregados automaticamente pelo programa.



2) GNUCash
Fabricante: GNU
http://www.gnucash.org/
Compatibilidade: Windows, Mac OS X, Solaris e com todos os sistemas GNU/Linux
Idioma: Inglês, Alemão e Português


Este aplicativo facilita o controle de contas bancárias, ações e investimentos, receitas e despesas. Permite usar contas em diferentes bancos, fazendo o cruzamento de informações e simular transferência entre contas com um clique.

Gera relatórios e importa arquivos do programa de finanças pessoais Quicken, permitindo o compartilhamento e a portabilidade dos dados.




3) Hábil Pessoal
Fabricante: Koinonia Software
http://www.habilpessoal.com.br/
Compatibilidade: Windows
Idioma: Português


Voltado para quem tem mais de um cartão de crédito, várias contas a pagar e diversas contas em bancos, o Hábil é dividido em módulos.

O software gera gráficos e relatório sobre o dia a dia da vida financeira e mostra até um índice de endividamento do usuário. O aplicativo, que roda em Windows, conta com uma agenda para a anotação de tarefas e datas importantes.


4) Orçamento Mensal Pessoal
Fabricante: Microsoft

www.microsoft.com/brasil
Compatibilidade: Windows
Idioma: Português


Elaborado pela própria Microsoft, o programa é na verdade uma planilha Excel 2007 já padronizada para relacionar receitas e débitos. Sua formatação já inclui os itens que respondem pelos principais gastos, como moradia, alimentação e transporte.

A planilha permite fazer um balanço entre os valores projetados e os realizados para cada item da lista. Para alertar os usuários, quando o resultado dos gastos é negativo, uma bolinha vermelha aparece ao lado dos valores.




5) Personal Finances Free
Fabricante: Alzex Software
http://www.financessoftware.com/
Compatibilidade: Windows
Idioma: Inglês, Alemão, Espanhol e Português

Este programa permite controlar o fluxo de caixa e registrar transferências bancárias. Muito intuitivo, o software conta com uma divisão por cores, destacando as despesas e valores a receber. Com ajuda de um gráfico, o usuário pode ver quanto gasta com cada item. É possível saber, por exemplo, qual é a porcentagem de seu dinheiro que vai para o posto de gasolina ou para o supermercado. Não é possível exportar os dados para uma planilha de Excel. O software é compatível apenas com o formato PDF.



Fonte: Revista PEGNA. No site da revista é possível acessar os link para cada um dos sistemas/fabricantes.

0 comentários: