quinta-feira, 29 de abril de 2010

Conquista 2020

Acabei de participar do 1º Encontro Regional Temático da "Campanha Global de Liderança Climática Brasil 2020". O evento ocorreu em Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Fui mediador no grupo de trabalho que discutiu "Políticas Climáticas – Alternativas aos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo", o qual teve como palestrante principal o Dr. Jim Garrison (Presidente do State of the World Forum – EUA) com a participação da Drª Célia Sacramento – Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Foram ao todo 06 Grupos de Trabalhos que produziram propostas a serem implementadas em Vitória da Conquista e região. As propostas comporão a "Carta de Conquista" que será apresentada no
1º Fórum Mundial de Liderança Climática Brasil 2020, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de Maio próximo em Mata de São João, Bahia, Brasil.
Durante a conferência foram debatidas alternativas possíveis para que a região sudoeste da Bahia alcance a economia sustentável e a prosperidade climática. Para isso, o evento contou, em sua programação, com as palestras de profissionais nacionais e internacionais que são referência na área. Confira.
Veja um matéria publicado no site oficial do evento. (AAS)

Conferência “Conquista 2020” recebe renomados palestrantes na abertura

Discutir estratégias e planos de ação para que a região Sudoeste da Bahia adote soluções de sustentabilidade. Essa é a principal proposta da conferência regional “Conquista 2020: Prosperidade para uma Região Sustentável”, iniciada na noite de ontem, no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.


O evento contou com a presença de renomados pesquisadores e representantes de instituições nacionais e internacionais, preocupados com o estado crítico do mundo por conta das agressões humanas ao meio ambiente. Além disso, a conferência reuniu representantes do poder público, de instituições de ensino, do comércio, empresários da região e a imprensa local.


A conferência faz parte da Campanha Global de Liderança Climática Brasil 2020, promovida pelo Instituto State of the World Fórum. O presidente da instituição, Jim Garrison, abriu o evento. Segundo ele, o mundo está em crise porque não implementa as soluções que já existem. “É preciso haver uma transformação de consciência e utilizar o tempo que temos para pôr em prática essas soluções”, afirmou.


“Vitória da Conquista pode ser um modelo para o Brasil”, ressaltou Garrison, alertando para o fato de a cidade ser a primeira do interior do Brasil a receber esse evento. O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, também presente na noite de ontem, confirmou essa vocação da cidade: “É uma responsabilidade muito grande para Vitória da Conquista, mas, com certeza, com o apoio de todos, a cidade estará à altura dessa grande expectativa”, concluiu.


Prosperidade para a economia
Depois da apresentação inicial, foi a vez de dar início às palestras com o primeiro painel de discussão da conferência, com o tema “Prosperidade Climática e Economia Sustentável”. Jim Garrison voltou a falar, dessa vez valorizando a mobilização das pessoas em torno das questões ambientais: “Sem senso de união, não há liderança”, disse.


Em seguida, tomou a palavra o membro do Core Group da Campanha Global de Liderança Climática Brasil 2020 e global adviser do State of the World Fórum, na Inglaterra, Tony Weller. Ele salientou a importância de cada pessoa despertar para as necessidades de mudanças, adotando atitudes sustentáveis no seu dia-a-dia.


Por último, foi a vez da presidente do State of the World Fórum, no Brasil, e diretora da Campanha Brasil 2020, Emília Queiroga. Ela fez um percurso histórico relembrando que o homem evoluiu do teocentrismo (Deus no centro do universo), para o antropocentrismo (o ser humano no centro de tudo). Mas agora, ela aponta para a necessidade de se adotar o biocentrismo, em que a vida deve estar acima de todas as coisas. “A vida nos convoca para honrar a vida. Temos um longo caminho pela frente, mas um caminho cheio de conquistas”, ressaltou.


A conferência regional “Conquista 2020: Prosperidade para uma Região Sustentável” é realizada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Social do Comércio (Sesc), TV Sudoeste, e com o patrocínio da Norsa/Coca-Cola, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e Agência vOceve Multicomunicação.

0 comentários: