quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Um presente pelo Dia do Contador



Por ser uma data alusiva ao padroeiro da profissão contábil, São Mateus, que antes de se dedicar à evangelização exercia a atividade de publicano (cobrador de rendimentos públicos, uma categoria de gente rica que arrematava em leilão o direito à cobrança dos impostos nas diversas províncias romanas), o dia 22 de setembro é também considerado o Dia do Contador.

De acordo com o conceito publicado pelo dicionário Michaelis, "contador é o profissional que lida com a área financeira, econômica e patrimonial. Ele é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis e pelo estudo dos elementos que compõem o patrimônio monetário das companhias." Ainda segundo o dicionário, o contador considera que cada número tem o seu significado, pois cada dado que ele avalia traduz a representatividade dos negócios de uma empresa.

Uma grande dúvida que girava em torno da profissão de contabilista era relativa à sua formação acadêmica e suas designações. A profissão de contabilistas possui duas categorias, a de técnico em contabilidade e a de contador. Os contadores são os profissionais que possuem o bacharelado em Ciências Contábeis e por isso comemoraram duas vezes por ano o exercício da profissão, 25 de abril (dia do contabilista) e 22 de setembro (dia do contador), a partir da regulamentação da profissão, através do Decreto nº 9.295 de 1946.

Início da profissão
A contabilidade foi a primeira profissão regulamentada no Brasil. Ela surgiu com a criação do ensino comercial, em 1931, viabilizando os negócios e acelerando o desenvolvimento econômico. Porém, como não existia o curso superior de Ciências Contábeis, muitos profissionais não tinham conhecimentos teóricos e técnicos suficientes para detectar os problemas de uma empresa e recomendar suas soluções. Visando solucionar isto, foi criado em 1945, o curso de Ciências Contábeis, que disponibiliza à sociedade um profissional capaz de compreender as questões técnicas, científicas e econômicas que determinam a resolução de tais problemas de forma mais eficaz.

Assim, a contabilidade passou a dar mais respaldo aos gestores e profissionais de cargos administrativos para proporcionar uma melhor administração financeira de seus empreendimentos, seja no setor público ou privado.

Parabéns!!!!


Ganhe um livro em formato digital - Clique Aqui! (A revolução do Marketing de Serviços para empresas Contábeis: inlcuindo internet - Ricardo Freitas - Fomato PDF - 5,72MB)

0 comentários: