sábado, 2 de outubro de 2010

Pegada humana

Pegada humana está 22% além do sustentável

A população de países desenvolvidos como EUA e Japão, por exemplo, requerem cerca de 10 a 25 acres de terra (um acre tem cerca de 4000 m2) para manter seus estilos de vida. É uma pegada e tanto. De acordo com o ecologista William Rees, a média global é de 5.4 acres por pessoa. Mas o planeta tem apenas uma superfície bioprodutiva de 4.4 acres para cada um de seus 6.8 bilhões de habitantes. A eco-pegada da civilização humana já está 22% além do sustentável.

Estes dados fazem parte de uma interessante e didática matéria sobre ambiente do site How Stuff Works (Como as Coisas Funcionam). Até hoje na história humana, diz a matéria, esta fome insaciável levou à extinção de incontáveis espécies, dos mamutes da Era do Gelo até os tigres da Tasmânia, no século 20.

Tranformamos desertos em terra agricultável, e gargantas em lagos. Mesmo a atmosfera se transformou devido à fome por recursos. Muitos cientistas datam a mudança do clima por influência humana na revolução industrial dos anos 1800. Outros, como o cientista ambiental William F. Ruddiman, insistem que as concentrações de CO2 começaram a aumentar 8 mil anos atrás, por práticas agrícolas com o uso de queimadas.

Além do empreendimento humano, os conflitos também alteraram o ambiente. Mais de três décadas depois do fim da Guerra do Vietnã, por exemplo, o ecossistema local está ainda cheio de crateras, artefatos que não explodiram e resíduos tóxicos que se espalham por toda a cadeia alimentar. Alguns críticos querem que o termo "ecocídio" seja incluído na lei internacional.

Fonte: Planeta Sustentável

0 comentários: