sábado, 9 de outubro de 2010

Projeto SPED e os escritórios contábeis

Projeto SPED e os escritórios contábeis

Em plena fase 2 do projeto SPED, percebemos que os escritórios de contabilidade são os que mais sofreram nesta fase de adequação, uma vez que o mesmo não foi criado pensando nos processos em que os escritórios estão envolvidos. O projeto SPED foi criado para as grandes empresas, cujo setor fiscal é terceirizado por escritórios de contabilidade.

Existe a previsão para que se adote um perfil "C" para empresas enquadradas no “Simples Nacional”, no âmbito da EFD, onde a informação será apresentada em modelo resumido, sem detalhamento. Esta é a maior dificuldade dos escritórios de contabilidade, já que antes da EFD não era necessária a apresentação do item da nota fiscal, sendo apresentadas apenas, as informações da capa do documento fiscal.

Hoje, a evolução do projeto exige até mesmo as classificações fiscais dos produtos.

Além da questão técnica, os escritórios também se deparam com o problema do certificado digital, seja do contador, do procurador ou o sócio que assina a ECD. E ainda, o trâmite de assinatura conta usualmente com um processo incorreto: deixar o certificado com o contador, lembrando que o certificado é como uma procuração assinada em branco.

Contudo, ainda existe a necessidade de investimentos para o novo modelo digita: novas tecnologias, atualização de sistema, certificados digitais, e principalmente, a capacitação das equipes. Sabemos que não seria fácil esta adaptação, uma vez que nem sempre é possível repassar o custo desta adequação aos clientes.

Algumas empresas encontraram um "caminho do meio" para minimizar este impacto financeiro, tecnológico e de conhecimento: compraram soluções no modelo Saas, que eliminam a necessidade de soluções fiscais ou ERPs e de servidores, inclusive com a opção de crescimento desta estrutura, por meio da já famosa “cloud computing” (computação em nuvem). Para finalizar esta adaptação faltará ainda a capacitação dos profissionais do escritório, seja em IFRS, no entendimento de todo o cenário Sped -ECD, EFD, NF-e, NFS-e, MC-e, CL-e, CT-e, FCONT, e-LALUR, SCD-e, sendo que, nestes tópicos, podem contar com a UNISESCON e CRCs, que oferecem cursos com preços especiais para a classe contábil.

Seu escritório de contabilidade já pensou nisto para facilitar seus processos e diminuir os seus custos?


Fonte: Newsletter "ALIZ Informa – edição n. 22 – Ano I – 2010"

0 comentários: