quinta-feira, 26 de junho de 2008

O desafio de implantar a IFRS

NOS EUA
De acordo com matéria da CFO.com (
veja aqui), uma pesquisa da Delloite (EUA) junto à 200 CFO mostra que 30% deles estão interessados em migrar nos próximos três anos as IFRS. Seis meses atrás o percentual era de 20%.

Os grandes obstáculos apontados para a adoção das IFRS tem sido os altos custos de sua implementação, seguido da falta de pessoal qualificado.

Por conta disto as Big Four estão investimento pesadamente em educação, com a criação de Institutos de Pesquisas voltados para estudo da matéria e realizando parcerias com Universidades.

NO BRASIL
Em terras brasileiras os esforços para a adoção das IFRS também não tem sido fácil. No último evento da
ANPCONT (Salvador-Ba, 15-17/06/08) dentre as dificuldades apontadas pelos pesquisadores e professores presentes mereceu destaque a questão da capacitação dos profissionais de contabilidade, e a pouca pesquisa sobre o tema. O número de cursos de ciências contábeis que oferecem a disciplina de Contabilidade Internacional ainda é muito tímido, está em torno de 30%.

A presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, falou do desafio de treinar os contadores em atividade em todo o Brasil. Para vencer este desafio o CFC está capacitando professores universitários de todo Brasil em Contabilidade Internacional, para atuarem como multiplicadores. A primeira turma foi formada no mês de maio, tendo à frente da turma o Prof. Jorge Katsumi da UNB (
saiba mais).

Segundo o Prof.Katsumi "até 2005, no Brasil, não havia obras que tratassem de Contabilidade Internacional, nem docentes preparados com conhecimentos adequados para ministrar a disciplina" (RBC, mar/abr-2008, nº 170, p.15).

0 comentários: