Nos países desenvolvidos, mão-de-obra qualificada também é bastante requisitada
Os profissionais de ciências Contábeis estão em 3º lugar no ranking dos mais requisitados pelo mercado. É uma bela notícia para a categoria, que comemorou Na última segunda-feira (22), o Dia do Contador. A tendência é que a oferta de mão-de-obra aumente nos próximos anos, assim como a de vagas, mas ninguém consegue vislumbrar em qual momento essa razão poderá se inverter. A convergência das normas brasileiras de contabilidade aos padrões internacionais e a exigência às empresas com faturamento superior a R$ 300 milhões ou ativos de mais de R$ 240 milhões para que apresentem seus balanços auditados por auditor independente – trazidas pela Lei das S/A (11.638/07) – ampliaram as obrigações de contadores e técnicos em contabilidade, mas também abriram boas perspectivas à carreira.
Os profissionais podem escolher entre mais de 30 especializações: auditor, perito, consultor, investigador de fraudes contábeis, analista financeiro, professor, pesquisador, planejador tributário e contador internacional. Conforme dados da Manager, empresa da área de RH, a oferta de vagas para contabilistas se mantém em terceiro lugar no ranking dos profissionais mais procurados este ano. Em primeiro lugar, com maior número de vagas, está Engenharia, e em segundo, Administração de Empresas (com 22,99% das vagas). Em seguida, Ciências Contábeis aparece com 11,20%). De acordo com a empresa, até junho de 2008 foram oferecidas 2.178 vagas aos profissionais contábeis. A média mensalmente é de 363 vagas.
Segundo o superintendente operacional do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Eduardo Oliveira, Contábeis é uma das áreas líderes na oferta de estágio. Atualmente, a instituição mantém 5.601 pessoas em estágio nesse segmento, além de 232 alunos de nível técnico, em todo o Brasil.
No momento, estão disponíveis 178 vagas (superior) e 22 vagas (técnico). Além disso, com as mudanças na Lei das S/As, antecipou-se em 2008 a contratação de jovens contabilistas pelas grandes auditorias. Cada uma contratou, em média, 500 trainees.
Expansão global – Para atender à demanda crescente de suas economias por mão-de-obra especializada, os países desenvolvidos estão incentivando a imigração de profissionais qualificados. Dentre as profissões em destaque está a do contador. Pesquisa sobre escassez de talentos, feita em janeiro de 2008, em 32 países e com 43 mil empregadores, pela empresa Manpower apontou quais são os profissionais mais requisitados.
Dos 32 países incluídos na pesquisa, os contadores figuram na lista das dez profissões mais requisitadas em 17 países. Países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Austrália possuem até mesmo programas de incentivo à imigração desses profissionais.
por Luciano Guimarães, do Contábil S/A
0 comentários:
Postar um comentário