quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Links - Reflexão

Um série de artigos tem sido publicados nos EUA sobre a convergência americana à IFRS. Nota-se quer os artigos falam de cautela, riscos, dificuldades, etc.

Por sua vez, no Brasil, a esmagadora maioria de artigos e ensaios escritos colocam as IFRS acima de qualquer suspeita. Será que os contadores e auditores brasileiros estão mais bem preparados para a convergência às IFRS? O que se tem falado por aqui é que as normas (IFRS) são boas, o problema estaria em nossos profisssionais tupiniquins. Um discurso bem diferente daquele visto nas manchetes de periódicos americanos, onde a capacidade dos profissioanais não é questionada, ficando o questinamento por conta das normas em si e da autonomia do IASB em regular a contabilidade.

Não temos dúvida que uma harmonização, e não uma convergência plena e literal, seja o desejável em um ambiente de negócios global. Recomendamos o livro "O Brasil e a harmonização contábil internacional"( WEFFORT, Atlas, 2005) onde a autora faz uma bela reflexão sobre a harmonização de normas contábeis, e já antevia alguns situações pelas quais estamos passando (forças de mercado, sistema jurídico, sistema educional profissonal contábil e fatores culturais).

Um pouco mais de senso crítico não fará mal a ninguém. Será que as IFRS, homolgadas pelo CPC nos darão balanços realmente confiáveis, livres de maquiagem? Se o custo histórico maquiava imagine um valor justo não muito justo! O tempo dirá!

Críticas bastante acirradas ao processo de convergência brasiliero às normas do IASB tem sido feita por Lopes de Sá (vide alguns textos aqui).

Nos EUA a convergência será feita de forma mais lenta em relação ao que está acontecendo no Brasil. Eles estão sendo mais cautelosos. Veja entrevista com David Tweedie, presidente do IASB, sobre a convergência americana às IFRS. Não devemos nos esquecer que nos EUA parcela significativa das normas já estão alinhadas às IFRS, com pequenso ajustes a serem feitos. No Brasil, onde as divergências são enormes, o processo está sendo feito a toque de caixa, de forma semelhante ao que aconteceu na Europa!
  1. Fair Value Revolution
  2. Caution: International Accounting Ahead
  3. International Accounting Standards Board Chairman Sir David Tweedie

0 comentários: