terça-feira, 4 de agosto de 2009

Brasil: IFRS x Transparência

A Map Auditores Independentes realizou um levantamento a partir de 50 balanços financeiros de grandes e médias empresas constituídas na forma de sociedades anônimas (S.A), publicados em 2009 referentes às demonstrações contábeis até 31 de dezembro de 2008, onde ficou claro, segundo a pesquisa, que a maioria traz informações insuficientes.

De acordo com a pesquisa a maioria das empresas brasileiras fechadas divulga informações contábeis insuficientes e de forma inadequada. As empresas de capital fechado divulgam somente o mínimo de informações, o que impossibilita os interessados na companhia de obter detalhes sobre a sua operação.


[...]

Veja AQUI a íntegra desta mátéria no Monitor Mercantil

1 comentários:

Unknown disse...

Isto demonstra a preocupação dos administradores em relação a transparência das demonstrações contábeis. Creio que nós contadores temos uma boa parcela de culpa, porém a maior parcela sobrecai ao desinteresse dos sócios em relatar a realidade aos acionistas e aos interessados.
Para este tipo de situação, é necessário que estabeleçam políticas mais rigorosas no aspecto de auditoria dessas empresas, em função de fundamentar uma padronização realmente efetiva nas elaborações das demonstrações contábeis. Vamos observar a Lei 11.638/07. Será o início de uma nova Era na contabilidade? Digo isso no sentido de melhoria no âmbito de padronização e transparência.

Agora eu pergunto:

Se as S.A's já estão com este tipo de problemas, considerando que tais empresas passam por processos de auditorias, imaginem as empresas limitadas? Façam idéia de como é o "carnaval" que se passa dentro desses demonstrativos.