sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Desmascarando as fraudes, lendas e boatos na internet

Todo mundo que tem conta de e-mail, sabe que é grande a enxurrada de mensagens e powerpoints alertando sobre questões de saúde, de solidariedade ou avisando que uma importante empresa de celular está dando gratuitamente smartphones. Antes de repassarmos qualquer e-mail é possível descobrirmos se é lenda, verdade, meia-verdade ou meia-mentira.

Por exemplo, quem estiver na dúvida se as informações contidas no e-mail recebido sobre câncer vem mesmo do respeitado hospital Johns Hopkins de Baltimore/EUA, consulte o interessante LENDAS E FOLCLORES DA INTERNET: AS PULHAS VIRTUAIS. Seu autor, Gevilácio Aguiar Coelho de Moura, é um arguto pesquisador pernambucano, mantenedor do site QUATROCANTOS.COM, onde está hospedado o “LENDAS” e vai decifrando aquelas “correntes” que entulham nossas caixas postais. Muito material que nos chega por e-mail vêm revestido de nomes respeitáveis, organizações que têm credibilidade, mas que podem prejudicar o computador de quem clica em algum link.

É preciso saber o que é um hoax (texto fantasioso) ou simplesmente “pulhas virtuais”. Enfim, tudo que recebermos por e-mail – que mexa com nossas emoções, sentimentos e ambição – precisa ser investigado e o site do Gevilácio Coelho é DusBons para evitarmos de repassar o lixo que recebermos, bem como ajuda a evitar a instalação de programas espiões e/ou vírus.

Ao entrar no LENDAS, veremos de imediato as fantasias mais recentes que lotam nossas caixas de e-mail. Ao mirar o lado esquerdo do site, clique em “Cavalos de Tróia” e veja como se proteger de arquivos maliciosos que vêm dentro de e-mails que recebemos, às vezes, até de pessoas conhecidas nossas, mas que não estão sabendo da “marmota” que estão aprontando com “nosotros”. Há até mesmo esclarecimentos sobre “Falsos Vírus” de computador que assustam internautas. Em “Fundamentalismo“, sabe-se tudo que circulou/circula sobre “milagres, religiões, aparições e coisas malignas do satanás”, onde tudo é mentira. Muito instrutivo mesmo. Dá para começar a separar o joio do trigo virtual.

Segundo Gevilácio do LENDAS, eis “SITUAÇÕES QUE MERECEM ATENÇÃO DOS INTERNAUTAS”:


Ao receber mensagem remetida por desconhecido/a preste atenção ao seguinte:

- você não ganhou prêmio de nenhuma loteria seja ela espanhola, inglesa, holandesa ou de qualquer outra nacionalidade;

- não existe uma viúva, doente terminal de câncer, ansiosa por transferir 15 milhões de dólares para um felizardo como você;

- nenhum banco pede para você confirmar, imediatamente, os dados sigilosos da sua conta corrente;

- nenhum parente seu foi morto em acidente aéreo na África tendo deixado fortuna de 20 milhões de dólares nem existe nenhum gerente de banco ansioso por mandar esse dinheiro para você;

- nenhuma igreja, fundação ou organismo internacional dispõe de 650 mil dólares para mandar para você melhorar de vida;

- é mentira que, no Iraque, exista um soldado norte-americano com 50 milhões de dólares roubados da fortuna de Saddam Hussein querendo transferir esse dinheiro para você;

- é falsa a informação de que a Polícia Federal detectou ações indevidas no seu computador;

- a Receita Federal não envia mensagens informando a existência de pendências indefinidas em nome de ninguém;

- o TRE – Tribunal Regional Eleitoral não fez o “cancelamento provisório” do seu título de eleitor;

- a Microsoft não vai enviar mensagem comunicando supostas falhas no seu, do usuário, computador;

- o governo do Rio de Janeiro não mandou um convite especial para você ver os Jogos Pan-americanos (nem para vaiar o presidente

- nem a revista Playboy nem a revista Sexy enviou mensagem convidando para ver fotos de belas e sensuais mulheres. Nuas.

Vale a pena lembrar que em nenhum desses casos usam-se mecanismos de alta tecnologia para consumar a fraude. Na verdade, a fraude se realiza com a ajuda e a cumplicidade da vítima que, ingenuamente e por livre e espontânea vontade, passa o dinheiro ou transmite informações sigilosos para o vigarista.

Muitas vezes, a vítima pretende aplicar um golpe no vigarista que afirma possuir milhões de dólares, cem quilos de ouro ou milhares de quilates de diamantes, prontos para serem remetidos.

Fonte aqui

0 comentários: