segunda-feira, 29 de março de 2010

Brasil 2020: A CRISE DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

A crise das mudanças climáticas é uma realidade crítica, grave e urgente que requer uma mudança na cultura global. Pela primeira vez na história, temos que tomar decisões e assumir a responsabilidade por nosso clima - individual e coletivamente, nas comunidades, empresas, instituições, estados ou países. Todos têm responsabilidades pelas alterações climáticas.

É necessário convocar toda a sociedade a assumir a liderança climática, promover e mobilizar o maior número possível de atores para enfrentar os desafios e construir um novo sistema de convivência. Isto deve ser feito através da utilização de soluções e tecnologias limpas já existentes dentro de um período de 10 (dez) anos.

A realidade da crise climática é uma constatação de cientistas em todo o mundo que interpretam os sinais que o próprio planeta e os eventos naturais nos revelam. Desta vez, é o planeta e o clima que definem a urgência. Cabe ao ser humano responder devidamente e no tempo certo.

Campanha de Liderança Climática Brasil 2020
O State of the World Forum e sua rede mundial de colaboradores lançaram esta Campanha com o foco na liderança, pois será através de uma atuação decisiva que alcançaremos os resultados.

Após Copenhagen, ficou claro que as mudanças necessárias, somente ocorrerão em níveis subnacionais e através de um esforço conjunto da iniciativa privada e da sociedade civil, apoiada por lideranças governamentais que já abraçaram a causa, como cidadãos do mundo.

É hora de começar a agir, em sinergia direta, com os verdadeiros líderes atuais. Educar, comunicar e mobilizar a liderança climática ao longo de dez anos.

Os eventos por todo o Brasil: "Fóruns de Liderança Climática Brasil 2020 - Oportunidades para Economia Climática".

São eventos que convocam líderes nacionais e internacionais, que tenham grande representatividade e impacto, cujo propósito é o alinhamento de uma visão, de estratégia e plano de ação entre líderes, definir os meios, modos e caminhos para alcançar a meta de redução de carbono em 80% e assegurar a transição global para a Economia Climática até 2020.

Estes fóruns acontecerão anualmente, no Brasil, em diferentes locais, consolidando sua liderança e dando continuidade às ações propostas no ano anterior e promovendo novas ações em regiões distintas. Entre um evento e outro do Brasil será realizado, no mesmo formato, Fóruns em outros países, perfilando o Brasil na Campanha Global "Join Brasil" taking oportunities to develop a Climate Propsperity Economy.

O primeiro evento de 2010 promoverá o encontro entre líderes de diferentes setores e áreas da sociedade, com poder de influência e decisão, com as lideranças que já atuam dentro de novos paradigmas. Estas lideranças são especialistas, inventores, cientistas etc., pessoas que já utilizam tecnologias limpas e os novos modelos de arquitetura financeira. Juntos formularão estratégias com ações efetivas que definem objetivos comuns no intuito de alcançar a redução de carbono e a transição para uma economia verde - a Economia Climática até 2020.

Este evento tem ainda como meta, a preparação para 2012 (Eco + 20) e estabelece estratégias para a liderança mundial do Brasil, através de links de cooperação, transferência de tecnologia e recursos para os diferentes projetos de Prosperidade Climática.

Afinal não podemos desistir, pois não temos para onde correr, o planeta é o mesmo para todos.

Fonte:
Site Institucional da campanha


O PRIMEIRO EVENTO: O primeiro evento da campanha acontecerá em Vitória da Conquista (BA), em 29 de abril de 2010 com uma Conferência Regional que terá como tema "Prosperidade para uma região sustentável". O evento será realizado no Centro de Cultura, e contará com a presença de cientistas nacionais e internacionais. http://www.conquista2020.com.br/

0 comentários: