quarta-feira, 14 de abril de 2010

Auditoria: Garantia razoável?

"Se a descoberta de erros materiais e de fraude não são uma parte importante do que entendemos por auditoria [independente], não está claro qual o valor adicionado do serviço oferecido pelos auditores aos investidores e aos mercados de capitais" - Andrew Bailey (Universidade de Illinois) - emérito professor de contabilidade (tradução livre).

Esta afirmação do Prof. Andrew Bailey chega em meio a uma grande farra de fraudes e alisamentos de resultados entre as companhias americanas. Sem falar nas tentativas das entidades representativas dos auditores americanos em minimizar os efeitos negativos destas na imagem dos auditores.

"Oficialmente, as regras da PCAOB [Public Company Accounting Oversight Board ] exigem auditores para dar "garantia razoável" que as demonstrações financeiras que revimos "são livres de erros materiais causada por erro ou fraude". No entanto, a linguagem que os auditores usam nos seus relatórios não correspondem ao texto das regras. Em uma reunião na semana passada, o próprio grupo de consultoria do PCAOB sugeriu que os relatórios de auditoria deveriam ser revistos para acrescentar a frase "seja ele causado por erro ou fraude" para indicar que os auditores têm alguma responsabilidade para perceber a fraude". (tradução livre)

As citações acima foram retiradas de "
What Is the Auditor's Role in Finding Fraud?" publicada na revista eletrônica CFO.com .

Nesta mesma matéria são descritas as ações que tentam limpar a inagem dos auditores nos EUA. De acordo com a matéria "o CAQ [Centro de Auditoria de Qualidade do PCAOB) , distribuiu uma espécia de cartilha sobre as empresas de auditoria, onde afirma que os auditores consideram potenciais áreas de conduta para uma determinada empresa ao decidir que áreas da mesma seram objeto de análise. No entanto, o CAQ advertiu, "porque os auditores não examinam todas as transações e eventos, não há garantia de que todas as distorções materialmente relevantes, causadas por erro ou fraude, será detectada."(tradução livre). Diante disto, e considerando as palavras do Prof. Andrew, será que o caos no mercado de capitais está estabelecido, já que a razão de existir as auditorias é justamente oferecer um mínimo de segurança ao mercado? Preocupante quando os próprios auditores estão dizendo que o trabalho que eles fazem não é tão confiável assim.
(AAS)

Veja um caso recente: Relatório faz estrago na imagem dos auditores

0 comentários: