domingo, 25 de abril de 2010

Goldman Sachs : ganhando com a crise

Uma comissão do Senado dos Estados Unidos publicou neste sábado mensagens eletrônicas que mostram como o banco Goldman Sachs se beneficiou com a crise dos créditos imobiliários de risco (subprimes), ganhando milhões de dólares.

"Certamente que não escapamos do rolo (do crédito) hipotecário", escreveu em 18 de novembro de 2007 o diretor executivo do banco, Lloyd Blankfein, em um correio eletrônico a seus funcionários.

"Perdemos dinheiro, mas depois ganhamos mais do que perdemos", acrescentou, segundo documentos publicados pelo Senado.

Nenhum porta-voz do Goldman Sachs pôde ser localizado ao meio-dia deste sábado (hora local) para comentar a reação da empresa à publicação destes e-mails.

"Os bancos de investimentos como o Goldman Sachs não eram simples agentes. Eram os promotores interessados de produtos financeiros de risco e complexos que favoreceram a eclosão da crise", escreveu Carl Levin, presidente da subcomissão permanente de investigação do Senado, em um comunicado que acompanha a publicação dos e-mails.

A US Securities and Exchange Commission (SEC) acusou há alguns dias a Goldman Sachs de fraude em relação aos investidores por minimizar ou omitir fatos chaves sobre um produto baseado nos valores "subprime", produtos associados aos créditos hipotecários de risco.

O banco teria ocultado o fato de que um de seus principais clientes, o fundo de investimentos Paulson, havia impulsionado a criação desse produto financeiro no exato momento em que este fundo tomava posições, apostando na queda do mercado imobiliário.

Fonte: AFP via Yahoo Noticias Br


Veja ainda:

0 comentários: