segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Estatísticas e estudos sobre PME

SEBRAE disponibiliza dados, estatísticas e estudos sobre pequenos negócios

As informações são acessadas no MPE Data, site da instituição que já está acessível ao público

Brasília - Já está na web o MPE Data, um site do Sebrae que reúne dados, estatísticas e estudos oficiais sobre o mundo dos micro e pequenos negócios. Ele pode ser acessado pelo endereço www.mpedata.com.br. O lançamento foi nesta terça-feira (31), no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília. Estavam presentes dirigentes do Sistema Sebrae e parceiros da instituição.

O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, lembrou a importância da consolidação e disponibilidade dessas informações para ampliar o conhecimento sobre pequenos negócios e construir mais políticas públicas voltadas para o desenvolvimento desses empreendimentos. "Queremos que o Brasil se desenvolva e distribua renda; essa construção é possível com acesso às informações e ao conhecimento sobre essas empresas".

A ferramenta facilita a própria atuação do Sistema Sebrae, consolida a instituição como referência no que diz respeito a informações sobre micro e pequenas empresas e para estimular a cultura de que outros órgãos estratégicos para o segmento, como IBGE e Ministérios do Trabalho, do Planejamento, "também precisam gerar informações sobre as micro e pequenas empresas se quiserem construir políticas exitosas de levar desenvolvimento para esses negócios" reforçou Okamotto.

O MPE Data reúne informações que abrangem desde a quantidade de micro e pequenos negócios até a localização, o grau de informalidade e o número de trabalhadores com os respectivos perfis. O site utiliza base de dados do próprio Sebrae e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), da Receita Federal do Brasil e dos ministérios do Trabalho e Emprego, do Desenvolvimento, Indústria e comércio Exterior e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

De acordo com o gerente de Gestão Estratégica do Sebrae, Francisco Cesarino, as informações serão atualizadas a cada duas semanas. Também participaram do lançamento os diretores Técnico e de Administração e Finanças do Sebrae, respectivamente Carlos Alberto dos Santos e José Cláudio dos Santos.

Anuário

Na mesma cerimônia foi lançado o Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa, produzido pelo Sebrae em parceria com o Dieese. Ele tem versão impressa e seus principais números também estarão disponíveis no MPE Data.

O Anuário traz números de 2008 e 2009 e traça um perfil sobre empregadores e empregados no mercado das micro e pequenas empresas. Ele foi apresentado pelo diretor técnico do Dieese, Clemente Gans.

O Anuário registra, por exemplo, que de 2000 a 2008 aumentou de 4,1 milhões para 5,7 milhões o número de micro e pequenos negócios e de 8,6 milhões para 13,1 milhões o número de empregados com carteira assinada nesse segmento. Há também dados sobre a ampliação da massa de remuneração e do nível de escolaridade desses trabalhadores e sobre a participação das mulheres nesse mercado.

A avaliação de Clemente Gans é de que os indicadores mostram que as micro e pequenas empresas vêem participando do processo de transformação do País e "reforçam a importância de que sejam implementadas políticas públicas para o segmento, para que ele possa acessar o desenvolvimento econômico coerentemente com o que a Nação deseja".


Fonte: Dilma Tavares, Agência Sebrae de Notícias - www.agenciasebrae.com.br


0 comentários: