terça-feira, 9 de junho de 2009

Aprovado pelo CFC e CVM mais 3 pronunciamentos CPC

CVM e o CFC aprovam mais tres pronunciamentos do Comitê de Pronunciamento Contábeis – CPC
  • Pronunciamento CPC-16 - Estoques: seu objetivo é orientar como determinar o valor de custo dos estoques e o seu reconhecimento no resultado, incluindo qualquer redução ao valor realizável líquido. O documento apresenta, ainda, método e critérios usados para atribuir custos aos estoques. Relativo ao IAS 2.
  • Pronunciamento CPC-17 - Contratos de Construção: seu objetivo é orientar sobre o tratamento contábil das receitas e despesas associadas a contratos de construção. Nesses contratos, normalmente de execução a longo prazo, as datas de início e término do contrato ocorrem em períodos contábeis diferentes, tornando primordial o reconhecimento das receitas e despesas correspondentes ao longo da sua execução. Refere-se ao IAS.
  • Pronunciamento CPC-20 - Custos de Empréstimos: contém as orientações para o tratamento contábil aplicável aos custos de empréstimos. O conteúdo deste pronunciamento técnico está integralmente fundamentado no IAS 23 – Custo de Empréstimos, e não modifica substancialmente o tratamento dado no Brasil aos custos de empréstimos, inclusive aquele previsto na Deliberação CVM 193/96. Relacionado ao IAS 23.
O conteúdo integral dos pronunciamentos se encontra disponível na página do CPC:

Com estes, já foram emitidas 20 normas contábeis (18 em 2008), estando 15 normas em processo de audiência pública (10 em aberto e 05 encerradas) e 14 em elaboração ou apreciação no CPC e na CVM.

Deliberações da CVM

  • Deliberação CVM nº 575/09 - Aprova o CPC 16
  • Deliberação CVM nº 576/09 - Aprova o CPC 17
  • Deliberação CVM nº 577/09 - Aprova o CPC 20
Resoluções do CFC
Fontes: CPC, CVM e CFC

0 comentários: