segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Linguagem XBRL facilita integração contábil

A padronização de normas contábeis vai permitir também a adoção da eXtensible Business Reporting Language (XBRL), nova linguagem de computador que faz softwares diferentes se comunicarem entre si sem erros, integrando balanços. "Até hoje, empresas passam com freqüência pelo trabalho de redigitar volumes imensos de cifras de um relatório financeiro para outro quando precisa integrar informações contábeis, o que compromete a eficiência", diz Edison Arisa, presidente do Ibracon.

A XBRL já está em uso em alguns países: o FDIC (equivalente ao Fundo Garantidor de Créditos) requer que bancos reportem dados em XBRL; a SEC (a CVM norte-americana) iniciou um programa de voluntários para reportar informações em XBRL. Mas para que a linguagem funcione, ela precisa de um dicionário - as taxonomias. Como cada país regulamenta a contabilidade de uma maneira, uma taxonomia específica é indispensável para fazer a ponte. Com a padronização, seria desnecessário.

"O Ibracon ainda não tomou nenhuma resolução a respeito da adoção do XBRL, considerando que no Brasil o assunto ainda não ganhou escala. Mas apoiamos soluções que tragam mais segurança e praticidade aos processos de elaboração e divulgação de demonstrações contábeis, que é o que o XBRL permite", diz Arisa. "O XBRL deverá transformar, de forma fundamental, a produção, processamento e análises das informações financeiras, aumentando a eficiência e a relação custo-benefício", acredita.

Fonte: Revista Contábil & Empresarial Fiscolegis




Veja outros post sobre XBRL neste Blog

0 comentários: