quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

CFC aprova 38 Normas Brasileiras de Auditoria

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou 37 Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica (NBC TA) e uma Norma Brasileira de Contabilidade Profissional do Auditor Independente (NBC PA) convergidas ao padrão internacional. As novas normas são aplicáveis aos balanços com exercícios iniciados a partir de janeiro de 2010.


A presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, destacou a relevância da aprovação das NBCs de auditoria, por se tratar das primeiras normas da área a serem editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade em consonância com as internacionais, editadas pela International Federation of Accounting (IFAC), e resultarem de um minucioso processo de convergência desenvolvido pelo CFC em conjunto com o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).


A conselheira do CFC Verônica Souto Maior - que, juntamente com a Presidente do Ibracon Nacional, Ana María Elorrieta, coordena o Comitê Gestor da Convergência no Brasil - destacou as etapas do trabalho, as quais tiveram início há cerca de um ano. O Comitê Gestor, criado pelo CFC em 2007, desenvolve o trabalho de convergência de normas das áreas de auditoria, de assuntos regulatórios e do setor público, uma vez que o alinhamento da contabilidade societária ao padrão internacional (IFRS) é realizado pelo CPC.


Um grupo específico do Comitê Gestor trabalhou durante um ano para a convergência dos conteúdos das NBC T, a partir da tradução das International Standards on Auditing (ISAs) e posteriormente fez a adequação dos textos, que passaram por audiência pública e foram ajustados conforme as sugestões pertinentes.


A edição das 38 NBC TA atende ao estabelecido no Plano de Ação da Convergência, elaborado pelo Comitê e aprovado pela International Federation of Accounting (IFAC). Conforme Verônica, o Plano de Ação prevê também a realização de um treinamento voltado às pequenas e médias firmas de auditoria do País, com a finalidade de orientá-las sobre a adoção das novas normas.


Acesse aqui os conteúdos das NBC TA.


Fonte: adaptado do site CFC

0 comentários: