quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

EUA: Normas para PME

No brasil as normas para pequenas e médias traduzidas do IASB já tiveram sua rápida audiência pública vencida e já foram publicadas pelo CPC.

Enquanto isto, nos EUA, a adoção destas mesmas normas estão em estágio bastantes embrionário, as discussões ainda estão se iniciando, conforme consta na matéria da Revista CFO.com :
A Separate GAAP?

Importamos os USGAAP para os nossos livros de contabilidade ao longo dos últimos 30 anos, e dizíamos que era o que havia de mais avançado em termos de contabilidade no mundo. De uma hora para outra, esta verdade não vale mais. Valem só as IFRS!

O que será que os reguladores do Brasil tem que os americanos não tem? Enquanto lá a convergência é tratada de forma "lenta" aqui só demora o tempo de traduzir e abrir uma rápida audiência pública. Será que são os contadores brasileiros que efetivamente estão querendo as IFRS? Levou-se 30 anos doutrinando os contadores brasileiros com USGAAP, e agora, em um estalar de dedos estão dizendo que a coisa não era bem assim, os tais USGAAP não estão atendendo aos anseios do mercado global, precisamos de normas universais. Então: cumpra-se! Estas IFRS são normas cientificamente "testadas" ou "politicamente" criadas e ajustadas? Confira nossos comentários em Contabilidade e Política

Outros comentários, confira no post CPC para pequenas e médias empresas

A contabilidade nacional começa a tomar novos contornos. Tristes contornos? O tempo dirá!

0 comentários: