quarta-feira, 23 de julho de 2008

Contabilidade Internacional: Desafios

Esta semana o jornal Valor Econômico publicou uma matéria muito interessante por título: "Procura-se quem entenda de contabilidade". O texto aborda a necessidade do mercado por profissionais de contabilidade qualificados e conhecedores de IFRS.

Por sua vez, a Revista Exame (
Edição 922, de 16/07) traz uma matéria sobre apagão de talentos no Brasil. Um dos exemplos citados é o caso das empresas de auditoria que estão reduzindo o prazo de permanencia de profissionais enviados aos escritórios do exterior. A KPMG por exemplo está chamando de volta seus profissionais para atender as demandas da convergencia do Brasil às IFRS.

Dentro deste tema vejam uma dissertação de mestrado de autoria do Prof. Tiago Henrique de Souza Echternacht, orientada pelo professor Jorge Katsumi Niyama da UNB, por título "O ensino da contabilidade internacional nos cursos de graduação em ciências contábeis do Brasil". O trabalho apresenta uma boa discussão sobre o ensino da contabilidade internacional no Brasil, mostrando a realidade nas principais IES (Dica do
Ifrs Blog) - vejam abaixo o resumo do trabalho e o link para acessar a íntegra do mesmo.


O ensino da contabilidade internacional nos cursos de graduação em ciências contábeis do Brasil

Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a inserção da Contabilidade Internacional nos cursos de graduação em Ciências Contábeis na forma da resolução nº10 do Conselho Nacional de Educação do MEC, nas 87 (oitenta e sete) universidades/faculdades brasileiras, por meio de levantamento de dados visando: conhecer os métodos e meios de ensino utilizados na disciplina, bem como avaliar o estágio atual quanto a sua adoção quer como disciplina específica ou como parte integrante de outra disciplina, nos cursos de graduação em Ciências Contábeis nas IES do Brasil; bem como conhecer as características dos programas e docentes quanto à sua aplicação nos cursos de graduação e nas IES do Brasil. Para a execução deste propósito, os coordenadores e os professores foram consultados por meio de questionários enviados por correio eletrônico. Nos questionários procurou-se investigar sobre a distribuição do conteúdo programático, sobre a qualificação do corpo docente, a bibliografia adotada, a metodologia de ensino aplicada. Da amostra aleatória de 87 cursos de graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, obteve-se a grade curricular de todas elas, o que representa 100% do número desejado; foi constatado que apenas 22 incluem a disciplina Contabilidade Internacional em sua grade curricular, o que corresponde a 25,3% do total. Dessa forma, é possível perceber que o nível de atendimento quanto a sua inserção nos cursos em questão ainda é muito baixo. Finalmente, com base nos resultados obtidos, não obstante o interesse revelado dos que responderam à pesquisa, e no conteúdo da disciplina de Contabilidade Internacional, não há como avaliar as perspectivas para a implementação da disciplina de Contabilidade Internacional. Por outro lado, a pesquisa revelou, de acordo com coordenadores de cursos que ainda não oferecem a disciplina Contabilidade Internacional, que estão em processo de adaptação ao conteúdo mínimo da grade curricular dos cursos de Ciências Contábeis, determinado pela resolução nº. 10 do Conselho Nacional de Educação.

0 comentários: