sexta-feira, 5 de março de 2010

Arrecadação 2010: Parcial

Arrecadação de todos os tributos em 2010 somou R$ 200 bilhões

Instalado ao lado da sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em 2005, na capital paulista, o Impostômetro calcula em tempo real o montante de tributos arrecadado pelos governos federal, estadual e municipal.

O Impostômetro atingiu ontem, às 14 horas, a marca de R$ 200 bilhões, uma semana antes de o mesmo valor ser alcançado em 2009 (no dia 9 de março). Instalado ao lado da sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em 2005, na capital paulista, o Impostômetro calcula em tempo real o montante de tributos arrecadado pelos governos federal, estadual e municipal.

Para o presidente da ACSP, Alencar Burti, "já havíamos previsto que 2010 será o ano da recuperação econômica brasileira. Por isso, o governo brasileiro tem que levar isso em conta e simplificar a arrecadação para manter o ritmo do crescimento da economia do País".

De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), João Eloi Olenike, o atual ritmo de arrecadação de impostos indica que há um crescimento da carga tributária no Brasil. Ele calcula que, se for registrado o total de 4% para o Produto Interno Bruto (PIB) no final de 2010, haverá aumento nominal de 10% e real de 5% na arrecadação deste ano. "Infelizmente, não há retorno destes impostos em serviços por parte do governo. A classe média é a mais prejudicada porque tem de pagar pela educação e saúde que deveriam ser oferecidos pelo Estado", opinou.

Segundo os cálculos do IBPT, com o valor arrecadado seria possível construir mais de 9,7 milhões de casas populares de 40 metros quadrados, 16,6 milhões de salas de aula equipadas, mais de 2,5 milhões de quilômetros de redes de esgoto e mais 200 mil quilômetros de estradas asfaltadas. Além disso, o mesmo valor poderia fornecer mais de 1,6 milhão de Bolsas Família, pagar mais de 485,8 milhões de salários mínimos e fornecer medicamentos para toda a população brasileira por 89 meses.

Para calcular a arrecadação em todo o País, o Impostômetro considera todos os valores arrecadados por municípios, estados e União em impostos, taxas e contribuições, o que inclui multas, juros e correção monetária. No site
http://www.impostometro.com.br/, o leitor encontra outros usos para os impostos arrecadados no Brasil e pode acompanhar minuto a minuto o crescimento da arrecadação em todo o território nacional.

http://www.dcomercio.com.br/Materia.aspx?id=39785 (grifos nossos)

0 comentários: